É inegável que os meios de
comunicação são instrumentos essenciais na disseminação de informações e um
indispensável canal de sociabilidade no contexto globalizado em que estamos inseridos.
Recentemente o fenômeno da midiatização trouxe muitas reflexões quanto ao seu
uso em ambientes educacionais.
Os meios de comunicação em geral
quebram as barreiras existentes entre os diferentes usuários, e como destaca
Sousa (2015, p.02) “os meios de comunicação estão intimamente presentes no
cotidiano dos sujeitos, construindo caminhos a serem seguidos e posturas a
serem assumidas”.
Martín-Barbero (1995) também
chama a atenção para o fato de que os meios de comunicação influenciam no modo
de ser das pessoas e este, é mais um motivo a ser considerado ao utilizar tais
instrumentos como recurso pedagógico.
Contudo, é pertinente chamar a
atenção para o fato de que mesmo reconhecendo a importância desses recursos
para o desenvolvimento de atividades pedagógicas, pouquíssimas são as escolas
que utilizam essa tecnologia pedagogicamente. Ainda há muita carência de
formações e informações sobre o uso de tais recursos, por isso, é preciso que
as escolas provoquem os sujeitos da prática educativa a promover atividades que
explorem tais recursos em suas infinitas possibilidades, pois não basta
conhecer é fundamental usufruir dessas vantagens que nos são disponibilizadas.
Rosa Luzia R Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário