domingo, 17 de maio de 2020

ATIVIDADE PRONOMES

1. Assinale a opção em que o pronome NÃO é possessivo.

A. Seu Francisco saiu apressado.
B. Paulo está com meu livro.
C. Lara é minha amiga.
D. José vendeu a casa dele.


2. No trecho que a seguir transcrevemos, há vários pronomes.

"Com esta história eu vou me sensibilizar, e bem sei que cada dia é um dia roubado da morte. Eu não sou um intelectual, escrevo com o corpo. E o que escrevo é uma névoa úmida."
Identifique, nele, dois pronomes demonstrativos, um pronome pessoal do caso reto e um pronome pessoal do caso oblíquo.
R:


3. Assinale a alternativa onde o pronome pessoal está empregado corretamente:

A. Este é um problema para mim resolver
B. Entre eu e tu não há mais nada.
C. Para mim, viajar de avião é um suplício.
D. Entre eu e tu não pode haver mais nada.
E. Quando voltei a si, não sabia onde me encontrava.

4. Identifique a oração em que a palavra “certo” é pronome indefinido:

a) Certo perdeste o juízo.
b) Certo rapaz te procurou.
c) Escolheste o rapaz certo.
d) Marque o conceito certo.
e) Não deixe o certo pelo errado.


5. Sobre o texto não literário é Correto afirmar que o mesmo busca, EXCETO:

A. Persuadir
B. Informar
C. Convencer
D. Emocionar
E. Explicar

6. Ainda sobre o texto não literário, responda qual exemplo a seguir NÃO o representa:

A. Jornal
B. Anúncio
C. Poema
D. Receita
E. Propaganda

7. Leia os textos abaixo para responder à questão:

(Texto 1) Descuidar do lixo é sujeira
Diariamente, duas horas antes da chegada do caminhão da prefeitura, a gerência de uma das filiais do McDonald’s deposita na calçada dezenas de sacos plásticos recheados de papelão, isopor, restos de sanduíches. Isso acaba propiciando um lamentável banquete de mendigos. Dezenas deles vão ali revirar o material e acabam deixando os restos espalhados pelo calçadão. (Veja São Paulo, 23-29/12/92)

(Texto 2) O bicho
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
(Manuel Bandeira. Em Seleta em prosa e verso. Rio de Janeiro: J. Olympio/MEC, 1971, p.145)

I. No primeiro texto, publicado por uma revista, a linguagem predominante é a literária, pois sua principal função é informar o leitor sobre os transtornos causados pelos detritos.
II. No segundo texto, do escritor Manuel Bandeira, a linguagem não literária é predominante, pois o poeta faz uso de uma linguagem objetiva para informar o leitor.
III. No texto “Descuidar do lixo é sujeira”, a intenção é informar sobre o lixo que diariamente é depositado nas calçadas através de uma linguagem objetiva e concisa, marca dos textos não literários.
IV. O texto “O bicho” é construído em versos e estrofes e apresenta uma linguagem plurissignificativa, isto é, permeada por metáforas e simbologias, traços determinantes da linguagem literária.
- Estão corretas as proposições:

A. I. III e IV
B. III e IV
C. I. II. III e IV
D. I e IV
E. I. II e IV

8. Sobre a linguagem não literária é correto afirmar, exceto:

A. Sua principal característica é a objetividade.
B. É utilizada, sobretudo, em textos cujo o caráter seja essencialmente informativo.
C. Utiliza recursos como a conotação para conferir as palavras sentidos mais amplos do que eles realmente possuem.
D. Utiliza a linguagem conotativa para expressar o real significado das palavras, sem metáforas ou preocupações artísticas.

9. São características da linguagem literária, EXCETO:

A. Variabilidade
B. Multossignificação
C. Liberdade de criação
D. Complexidade
E. Denotação

10. A linguagem literária pode ser encontrada nos seguintes gêneros:

A. Textos jornalísticos, textos didáticos, verbetes de dicionário e enciclopédias e propagandas publicitárias.
B. Poemas, reportagens, manuais e instrução e textos injuntivos.
C. Crónicas, contos, poemas e narrativas de ficção.
D. Textos prescritivos, noticias, novelas e romances.

Nenhum comentário:

VASCULHANDO MINHAS MEMÓRIAS...

 Há algum tempo me descobri “apaixonada.”  A paixão que aqui declaro, pertence a um gênero literário bastante incomum. Memórias – esse é o g...