domingo, 26 de maio de 2019

Um pequeno gesto, um grande exemplo.

A tarde ensolarada daquele 26 de maio e o calor escaldante do nosso semiárido piauiense não se comparava ao calor humano que exalava daquele povo que ali estava.
No calçadão, centro comercial daquela pacata cidade, havia de tudo um pouco. O moço do quiosque vendendo seu picolé, a banca de temperos recheada das mais variadas iguarias, alguns passantes apressados e eu que observava ao longe todo o movimento.
Na ponta oposta do calçadão, lá estava ele: lindo, majestoso e exuberante. Parecia que as marcas do tempo não lhes afetara.
Como seria legal poder ler seus pensamentos e desvendar os segredos que ele guarda em suas memórias!
Ah! Quem me dera um dia, ser agraciada pelo seu afeto e cuidado.
Não me contentei apenas em observá-lo de longe, me aproximei e fui logo perguntando a uma moradora se ela sabia a sua idade... Educadamente, ela indagou à sua avó se ela sabia responder àquela pergunta.
Para a minha surpresa, afirmou-me que não sabia exatamente, mas que quando a mesma chegou há mais de 60 anos ele já existia ali...
É de admirar a sua plenitude e resistência, pois por incrível que pareça  continua intacto, apesar do peso de sua idade.
Quanta gente ele já acolheu ao seu redor, quantas crianças já riram e se divertiram em volta daquele tão acolhedor habitante de minha cidadezinha.
Hoje levarei para casa um grande exemplo de amizade, companheirismo e resistência. E, para minha vida toda, sua magnitude e Fortaleza!
Quem é ele?
Apenas um pé de figueira que embeleza a avenida há mais de 60 anos.

Cronicando um pouquinho✍😚

Após aula realizada na turma de 9° ano da Unidade Escolar Lélia SilvaTrindade  onde foi feita a Oficina de Fotografias pelas ruas da cidade de Anisio de Abreu, resolvi escrever está crônica para mostrar aos meus alunos como escrever uma crônica.




Nenhum comentário:

VASCULHANDO MINHAS MEMÓRIAS...

 Há algum tempo me descobri “apaixonada.”  A paixão que aqui declaro, pertence a um gênero literário bastante incomum. Memórias – esse é o g...