Pensando em melhorar a auto estima e despertar em meus alunos o gosto pela escrita, tracei um plano de ação que buscasse ao mesmo tempo envolver e tornar prazeroso as aulas de Produção textual na minha turminha de 6° ano do Ensino Fundamental.
De início senti que o desafio seria grande, mas mesmo assim decidi que faríamos um excelente trabalho já que temos alunos dedicados e ainda sentem vontade de aprender, coisa rara nos dias atuais.
Assim, desenvolvi com eles nossa primeira atividade.
Fizemos um combinado. Vocês vão ganhar um caderno e cada um escreverá aquilo que aprendeu nessa turma desde o início do ano letivo. Vamos construir um diário e os resultados eu irei teclar e deixar gravado em um blog onde vocês poderão acompanhar quando quiserem, agora ou no futuro. Vai ser super legal, quem topa?? - perguntei. As respostas ecoaram com fervor! A parceria estava feita. Deu-se início ao nosso projeto!
Meninos, me contem: quem são vocês? O que gostam e o que não gostam? Como foi seu primeiro dia nessa turma? O que achou dos colegas e dos professores? - Esse foi o primeiro desafio proposto e, na sequência, cada um iniciou sua escrita.
Meu contentamento aumentou quando vi Erivan, nosso aluno especial, participando da escrita. A partir desse dia, todas as aulas foram mais participativas, exceto por 2 alunos que ainda insistem em procurar desculpas para não se engajar. Mas timidamente eles já se dispõem em realizar algo que lhes é sugerido.
E entre linhas e teclas construiremos saberes !🤓📝💻
Assinar:
Postar comentários (Atom)
VASCULHANDO MINHAS MEMÓRIAS...
Há algum tempo me descobri “apaixonada.” A paixão que aqui declaro, pertence a um gênero literário bastante incomum. Memórias – esse é o g...
-
Vozes-Mulheres A voz de minha bisavó ecoou criança nos porões do navio. ecoou lamentos de uma infância perdida. A voz de minha avó e...
-
Diversidade Um é feioso, Outro é bonito Um é certinho Outro, esquisito Um é magrelo Outro é gordinho Um é castanho Outro é ruivin...
-
O aluno poderá aprender com esta aula: • Identificar diferenças de texto em prosa e em verso; • Ler e interpretar textos poéticos; • I...
Nenhum comentário:
Postar um comentário