segunda-feira, 21 de maio de 2018

Produção textual: Histórias em Quadrinhos

Quando o assunto é produção textual, as crianças geralmente apresentam certa resistência, pois acham tudo muito complicado.
Por essa razão resolvi trabalhar com as HQs por ser um gênero mais divertido e que as crianças adoram!
Fazendo uso do caderno de produções cada criança teria que escrever uma história em quadrinhos com o tema família, visto que estávamos na semana da família.
Com essa proposta, a resistência se deu por conta das ilustrações que muitos afirmaram não conseguir fazer, mas como expliquei que poderia ser algo simples todos resolveram participar.
As histórias eram curtas de apenas 3 páginas, mas que tivesse como foco a familia. Assim o fizeram e, é importante destacar aqui que as produções saíram muito além do esperado.
Tinha até história sobre um filho desobediente e outra que presenteava a mãe com um presente surpresa!
A turma realmente participa quando são desafiados.


domingo, 20 de maio de 2018

Oficina: Linhas da memória

Ainda no intuito de memorizar os conteudos sugeri aos alunos que em pequenas targetas escrevessem ao menos um conteúdo trabalhado em Língua Portuguesa e com pedaços de fita, montariamos um varal com essas memórias.
Nessa atividade João Filho de destacou entro os demais. Além de fazer sua atividade de forma precisa ainda montou o nosso varal e auxiliou os colegas durante toda aula. Vê -se que esses alunos gostam de se sentir úteis e se colaboram quando lhes são solicitados.



Conectando saberes

Durante as aulas do mês foram trabalhados alguns temas que estavam guardados  nas memórias das crianças, mas que precisavam ser socializadas para confirmar a aprendizagem. Dessa forma, propomos aos alunos buscar em suas memórias tudo o que lembravam ter aprendido e utilizando uma fita que seria passada de mão em mão conectariamos os saberes adquiridos.
Infelizmente nem todos os alunos quiseram participar dessa atividade e, como não era obrigatório, seguimos com os que se prontificaram.
Para minha surpresa, Erivam mais uma vez se destacou, pois tem uma memória admirável e quando a atividade é oral ele realmente se destaca entre os demais. Listou praticamente todos os conteúdos estudado e ainda exemplificou. A conexão de saberes ocorreu de forma espontânea e prazerosa.

Oficina para confecção de mural de anúncios

Os alunos geralmente não gostam de escrever, de se expressar, no entanto eles adoram realizar tarefas diferentes, produzir, expor! Foi aí que resolvi propor a confecção de um mural de anúncios. Pedi que fossem até a biblioteca da escola e pedissem revistas para recorte. Trouxe tesouras, sulfite e colas e iniciamos a escolha dos produtos que anunciariamos. Foi aquela bagunça, pois queriam anunciar tudo que viam, mas expliquei que o importante não era o produto, mas sim a escrita que faria a grande diferença no trabalho de cada um. Compreendido o comando, iniciaram seus textos e até o aluno mais indisciplinado da turma me surpreendeu com o seu anúncio que vendia uniformes da seleção brasileira e ainda contextualizou anunciando a proximidade desse evento mundial.
Observei que eles podem fazer muito além do que os livros sugerem, basta que saibamos aproveitar esses saberes que já trazem ao virem para a escola.

Projeto Entre linhas e teclas - memórias de uma turma de 6° ano

Pensando em melhorar a auto estima e despertar em meus alunos o gosto pela escrita, tracei um plano de ação que buscasse ao mesmo tempo envolver e tornar prazeroso as aulas de Produção textual na minha turminha de 6° ano do Ensino Fundamental.
De início senti que o desafio seria grande, mas mesmo assim decidi que faríamos um excelente trabalho já que temos alunos dedicados e ainda sentem vontade de aprender, coisa rara nos dias atuais.
Assim, desenvolvi com eles nossa primeira atividade.
Fizemos um combinado. Vocês vão ganhar um caderno e cada um escreverá aquilo que aprendeu nessa turma desde o início do ano letivo. Vamos construir um diário e os resultados eu irei teclar e deixar gravado em um blog onde vocês poderão acompanhar quando quiserem, agora ou no futuro. Vai ser super legal, quem topa?? - perguntei. As respostas ecoaram com fervor! A parceria estava feita. Deu-se início ao nosso projeto!
Meninos, me contem: quem são vocês? O que gostam e o que não gostam? Como foi seu primeiro dia nessa turma? O que achou dos colegas e dos professores? - Esse foi o primeiro desafio proposto e, na sequência, cada um iniciou sua escrita.
Meu contentamento aumentou quando vi Erivan, nosso aluno especial, participando da escrita. A partir desse dia, todas as aulas foram mais participativas, exceto por 2 alunos que ainda insistem em procurar desculpas para não se engajar. Mas timidamente eles já se dispõem em realizar algo que lhes é sugerido.
E entre linhas e teclas construiremos saberes !🤓📝💻


VASCULHANDO MINHAS MEMÓRIAS...

 Há algum tempo me descobri “apaixonada.”  A paixão que aqui declaro, pertence a um gênero literário bastante incomum. Memórias – esse é o g...