sábado, 19 de setembro de 2020

Premiações

 Outro dia fui convidada a participar  de uma mesa redonda com a turma de pedagogia da UAB aqui em minha cidade.  Na ocasião me perguntaram quantos prêmios eu havia trazido para minha querida Anisio de Abreu por meio de meus alunos. Eu não soube responder! 

Sei que tudo começou em 2014 quando convenci meu aluno Welson a se inscrever para o Parlamento Jovem Brasileiro... No mesmo ano levei 2 alunas para a semifinal da Olimpiada de Língua Portuguesa- escrevendo o futuro.... (e não é que escrevemos mesmo!) Em 2015 participei da seleção do Câmara Mirim (eram 6 vagas para o Brasil) e eu estava entre os selecionados! Por conta disso, pude participar do Missão pedagógica no parlamento e consequentemente, tive a oportunidade de levar 10 alunos do ensino fundamental para participar do CâmaraMirim como deputados mirins em um evento que ocorreu em  Brasília.   Posteriormente, 2 desses 10 alunos se tornaram deputados jovens, uma grande alegria ver que tudo isso é fruto de uma semente plantada lá em 2015. 

Em 2016 fui mais uma vez semifinalista na Olimpíada de Língua Portuguesa e no mesmo ano fomos para a final nacional. No ano de 2017 fui professor Destaque no PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL no meu estado. Em 2018 fomos medalha de ouro na olimpiada piauiense de lingua portuguesa e em 2019 mais uma vez, fomos semifinalistas na OLP.  No mesmo ano participei de uma seleção da Fundação Lemman para disputar o título de TALENTOS DA EDUCAÇÃO, eram 25 vagas a nível Nacional e eu consegui estar  entre eles. 

Hoje resolvi vasculhar na internet para ver se localizava alguns.... Aí estão os que localizei, em breve postarei as fotos de cada evento rsrs


http://www12.senado.leg.br/jovemsenador/home/perfiljovemsenador/2018/miria-pereira-da-silva-oliveira/perfilprofessor

https://www.seduc.pi.gov.br/noticia/Prof--de-Anisio-de-Abreu-participa-do-Talentos-da-Educacao/7435/

https://www.seduc.pi.gov.br/noticia/Canal-Educacao/5714/

https://www.camara.leg.br/noticias/458951-plenarinho-divulga-professores-selecionados-para-o-camara-mirim/

http://www.consed.org.br/central-de-conteudos/estudante-do-interior-do-piaui-se-classifica-no-pjb

https://www.seduc.pi.gov.br/noticia/Professora-piauiense-e-uma-das-selecionadas-para-participar-do-Camara-Mirim-/2838/

http://anisiodeabreu.pi.gov.br/anisiodeabreu/noticia/exibir/?id=683

https://www.seduc.pi.gov.br/noticia/Estudantes-passam-para-a-semifinal-da-Olimpiada-de-Portugues/7647/

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

ESTUDO DIRIGIDO DE LITERATURA

 ESTUDO DIRIGIDO – LITERATURA


1. Autor de Sermão do Bom ladrão dominou as platéias de seu tempo, inclusive a corte, utilizando magistralmente os 

recursos da retórica e persuasão. Cite-o:


2. O Sermão do Bom ladrão ainda é um tema atual? 


3. As manifestações do Quinhentismo fazem parte da literatura de viagens do Renascimento português. Que outras 

manifestações se incluem nesse período?


4. Cite exemplos de literatura de informação.


5. Qual o principal representante da literatura catequética?


6. Descreva as características do Barroco.


7. Cite as tendências clássicas do Barroco.


8. Cite os principais representantes do Barroco.


9. Era considerado por muitos historiadores o iniciador da literatura brasileira, e o principal poeta de todo o período colonial juntamente com o neoclássico Tomás Antônio Gonzaga.


10.Como ficou conhecido o poeta Gregório de Matos?


11.Quais os principais temas abordados na obra de Gregório de Matos?


12. Na segunda metade do século XVIII em forte reação contra o Barroco, surge na literatura novas tendências. Cite –

as: 


13.Cite as principais convenções da poesia arcádica. 


14. No Brasil, como era chamado o Neoclassicismo?


15.Cite os principais autores do Neoclassicismo brasileiro.


16. Cite os principais artistas do Barroco mineiro:

a) Na pintura 

b) Na escultura e arquitetura


17. As Liras de Tomás Antônio Gonzaga se popularizaram com o Título de MARÍLIA DE DIRCEU e constituem a obra 

poética mais importante do século XVIII e uma das mais expressivas do Neoclassicismo em língua portuguesa. Descreva 

de forma sucinta do que se trata a obra MARÍLIA DE DIRCEU.


sexta-feira, 26 de junho de 2020

Interpretação do poema Diversidade

Diversidade

Um é feioso,
Outro é bonito
Um é certinho
Outro, esquisito
Um é magrelo
Outro é gordinho
Um é castanho
Outro é ruivinho
Um é tranquilo
Outro é nervoso
Um é birrento
Outro dengoso
Um é ligeiro
outro é mais lento
Um é branquelo
Outro sardento
Um é preguiçoso
Outro, animado
Um é falante
Outro é calado
Um é molenga
Outro forçudo
Um é gaiato
Outro é sisudo
Um é moroso
Outro esperto
Um é fechado
Outro é aberto
Um carrancudo
Outro, tristonho
Um divertido
Outro, enfadonho
Um é enfezado
Outro é pacato
Um é briguento
Outro é cordato
De pele clara
De pele escura
Um, fala branda
O outro, dura
Olho redondo
Olho puxado
Nariz pontudo
Ou arrebitado
Cabelo crespo
Cabelo liso
Dente de leite
Dente de siso
Um é menino
Outro é menina
(Pode ser grande
ou pequenina)
Um é bem jovem
Outro, de idade
Nada é defeito
Nem qualidade
Tudo é humano,
Bem diferente
Assim, assado
Todos são gente
Cada um na sua
E não faz mal
Di-ver-si-da-de
É que é legal
Vamos, venhamos
Isto é um fato:
Tudo igualzinho
Ai, como é chato!
Tatiana Belinky

1. Que ideias a autora quer passar nos versos que você leu?
2. Identifique no poema algumas caracteristicas que são atribuídas às pessoas e que, em sua opinião poderiam ser aplicadas a você.
3. Identifique no poema algumas qualidades que, em sua opinião, as seguintes pessoas diriam que estão relacionadas a você.
A) pais
B) irmãos (se tiver)
C) amigos
4. Quais estrofes fazem referência a características de pessoas?
5. Qual estrofe você mais gostou?
6. Procure no poema pares de palavras que rimam.
7. Indique do texto 3 adjetivos que indicam características:
A) positivas
B) negativas

sexta-feira, 19 de junho de 2020

PROJETO HABILIDADES

PROJETO HABILIDADES

OBJETIVO:
- Despertar a criatividade através de atividades de pesquisa e criação
-Estimular o gosto pela leitura, desenvolvendo diferentes formas de expressão
-Incentivar senso de bem comum, de cuidado com a casa comum
-Promover uma maior interação entre alunos e professores
-Desenvolver habilidades artísticas e emocionais

Este projeto consiste na realização de missões envolvendo as disciplinas de Ciências,
Língua Portuguesa e Ensino Religioso.

Das 11 missões listadas o aluno deve escolher 6 missões para realizar.

Duração: Duas semanas ( de 01 a 12 de junho de 2020)

Público alvo: Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental

_ Os alunos no decorrer das semanas deverão desenvolver e realizar as missões, registrando cada uma através de registros fotográficos ou vídeos propostos pelos professores do projeto.
 Ao cumprimento das missões o aluno terá sua presença registrada e bonificação somada em cada disciplina que faz parte do projeto.

MISSÃO 01 – Tirar uma selfie com sua família e postar no grupo da turma com uma legenda (usando uma frase inspiradora)

MISSÃO 02 – Ler um livro e fazer um vídeo , um áudio ou uma postagem comentando sobre o mesmo e enviar aos professores

MISSÃO 03 – Numa folha de papel em branco criar e desenhar uma nova capa e um novo título para história que você leu. Enviar foto para professores

MISSÃO 04 – Cultivar uma horta. Postar foto no grupo da turma.

MISSÃO 05 – Faça algo útil com material reciclado. Poste o passo a passo e envie ou para os professores ou poste no seu status.

MISSÃO 06 – Crie um cartaz contra o racismo (use sua criatividade, cores, figuras, frases...)

MISSÃO 07 – Ajude sua mãe ou seu pai na preparação de uma das refeições de sua casa (café da manhã ou almoço). Poste um pequeno vídeo ou uma foto mostrando que comida
você o ajudou fazer.

MISSÃO 08- Em uma cartolina faça um cartaz sobre família, podendo usar imagens, gravuras e palavras de boas atitudes que devemos ter em família. Envie foto no grupo com você segurando o cartaz.

MISSÃO 09 – Crie em um cantinho de sua casa ou no muro de sua casa e usando os materiais que você tem crie uma pequena maquete de um ecossistema ( use sua
criatividade, com bonequinhos ou imagens de animais, plantinhas, água...seja criativo ) e envie foto.

MISSÃO 10 – Poste uma foto com seu animalzinho de estimação ou grave um pequeno vídeo brincando ou cuidando dele.

MISSÃO 11 – Crie um cartaz sobre o mês de junho (use sua criatividade, desenhos, colagens, cores..)

_ Observação: Sempre ao enviar foto ou vídeo coloque seu nome e qual missão está realizando.

A seguir, algumas fotos das missões realizadas pelos meus alunos do 6° ano sa escola Letícia Macedo (turma de 2020).










terça-feira, 16 de junho de 2020

Interpretação textual - Namoro desmanchado

Namoro Desmanchado

Já não tenho namorada
e nem ligo para isso
é melhor ficar sozinho
namorar só dá enguiço.

Eu conheço meus colegas
sei que vão argumentar
que pra não ser mais criança
é preciso namorar.

Mas a outra só gostava
de conversa e de passeio
e queria que eu ficasse
de mãos dadas no recreio.

E ali, sentado e quieto
no recreio da escola
de mãos dadas feito bobo
vendo a turma jogar bola

Gosto mesmo é de brincar
Faça chuva ou faça sol
namorar não quero mais.
Eu prefiro o futebol.
Pedro Bandeira BANDEIRA

1. Responda:
A) Qual o tema do poema?
B) Por que o eu lírico desmanchou o namoro?
C) Você concorda com ele? Por quê?
D) O que o eu lírico gosta de fazer?
E) E você,  o que gosta de fazer?

2. Sobre a estrutura do poema responda:
A) Quantos versos tem o poema?
B) Quantas estrofes possui?
C) O eu lírico é masculino ou feminino? Comprove com um verso do poema.

Interpretação textual - A lua no cinema

. Leia o texto:
A LUA NO CINEMA
Poesia de Paulo Leminski 

A lua foi ao cinema,
passava um filme engraçado,
a história de uma estrela
que não tinha namorado.

Não tinha porque era apenas
uma estrela bem pequena,
dessas que, quando apagam,
ninguém vai dizer, que pena!

Era uma estrela sozinha,
ninguém olhava para ela,
e toda a luz que ela tinha
cabia numa janela.

A lua ficou tão triste
com aquela história de amor,
que até hoje a lua insiste:
— Amanheça, por favor!


1. Sobre o texto,  responda:
A) Quem foi ao cinema?
B) Quem não tinha namorado?
C) Por que ela não tinha namorado?
D) O que conta a história do filme?
E) Como a lua ficou após o término do filme?
F) Como era a história, segundo o autor?
F) Como era a história segundo a lua?

2. Indique as palavras usadas para caracterizar:
A) O filme.
B) A estrela.
C) A lua.

3. Sobre a estrutura do poema responda:
A) Qual o título?
B) Qual o autor?
C) Quantos versos tem?
D) Quantas estrofes possui?
E) Que outro título esse poema poderia ter?

4. Faça uma ilustração para o poema.



VASCULHANDO MINHAS MEMÓRIAS...

 Há algum tempo me descobri “apaixonada.”  A paixão que aqui declaro, pertence a um gênero literário bastante incomum. Memórias – esse é o g...