segunda-feira, 18 de março de 2019

Câmara Mirim





Uma experiência gratificante para mim foi a participação dos meus alunos no Câmara mirim 2015.
Foram 2 dias de participação no evento que aconteceu em Brasília onde 10 adolescentes, alunos do 8° e 9° anos da escola Leticia Macedo, vivenciaram como deputados mirins.
Vi após o evento a evolução de cada um deles é isso foi maravilhoso ver a alegria e a euforia deles em estar ali representando o seu Estado e sua escola num evento a nível nacional. Oportunidade que muitos gostariam de ter. Foi arrepiante!
Por meio do Projeto Vozes eles aprenderam o significado da verdadeira participação cidadã e do sentimento de pertencimento pela escola e pela coisa pública.
Confesso que foi um grande desafio, mas valeu muito a pena,  pois todos esses alunos passaram a acreditar em seus sonhos e a perceber que muitas coisas podem ser mudadas e conquistadas a partir da mudança de comportamento e isso depende de cada um de nós.

O sabor do ouro

2018.
1 escola pública.
1 estudante sedenta pelo saber.
1 professora "louca" para ensinar.
1 Olimpíada.
1 Medalha de Ouro.

Anísio de Abreu mais uma vez em primeiro lugar num concurso se redação. O tema era: tecendo saberes de nosso povo.
O gênero textual? Artigo de opinião.
O título do texto olímpico? A cuscuzeira do saber. Um titulo bem sugestivo por sinal e que nos proporcionou experimentar o sabor do ouro.

Num estilo próprio e linguagem simples, Miriã destacou por meio da escrita algumas pessoas e um pouco da nossa cultura, inclusive, os avanços e destaques na educação do nosso estado. Sem esquecer de persongens tipicamente piauienses como Cineas Santos e Torquato Neto.
É gratificante ver a evolução de nossos alunos, principalmente quando o reconhecimento vem ainda no período escolar.
Que outros alunos também busquem seu protagonismo estudantil e façam a diferença dentro do espaço escolar ou fora dele, pois é assim que se cumpre a nossa missão de educar.
Por mais Miriãs em nossas escolas!!!

VASCULHANDO MINHAS MEMÓRIAS...

 Há algum tempo me descobri “apaixonada.”  A paixão que aqui declaro, pertence a um gênero literário bastante incomum. Memórias – esse é o g...